O navio e o Tijolo
- renataflsunb
- 27 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Olá migos, a atividade de hoje é a construção de um objeto que representa os desafios enfrentados pela nossa profissão.. A turma foi dividida em dois grupos, onde cada grupo iria apresentar o seu objeto e explicar quais desafios estavam envolvidos.
O grupo 1 contruiu um tijolo com a justificativa que a t.o. Ajuda a reconstruir a vida das pessoas, reconstruir sonhos e junto com outros tijolos, junto com outros auxílios, recursos, atividades, ela é capaz de chegar ao seu objetivo que é de levantar a casa, um muro, que seria o cliente. A t.o. com suas estratégias faz com que pessoas de reergam para ter uma qualidade de vida melhor.

Já o grupo 2 construiu um barco/navio representando a Nau dos Loucos. Foi escolhida essa construção pois antigamente as pessoas que não se enquadravam na sociedade eram jogadas em navios e muitas vezes lançadas ao mar, ou seja, essas pessoas eram excluídas pela sociedade. De acordo com o texto e o nosso conhecimento, um dos desafios da Terapia Ocupacional é trazer de volta para a sociedade esses excluídos, fazendo uma inserção social de pessoas que desviam do padrão de comportamento da sociedade. Em uma sociedade que ainda tem como característica a exclusão e o preconceito, lutar contra isso, para nós é um desafio.
-> Os desafios da Terapia ocupacional
- Objetivo: Confeccionar um objeto que representasse os desafios da Terapia Ocupacional.
- Funções trabalhadas: Criatividade, resolução de problemas, funções executivas, funções executivas, Praxia, Gnosia, inteligência e atenção, e coordenação motora fina.
- Componentes de desempenho: Componente sensório motor, componentes cognitivos, raciocínio, atenção, concentração, previsão.
- Material: Palitos de picolé, cola branca, canetinhas, tesoura e massinha.
- Faixa etária: A partir de 18 anos, indicada para alunos do curso de Terapia Ocupacional.
- Custo: Baixo custo.
- Grau de Complexidade da atividade: Moderado.
- Duração: Aproximadamente 40 min.
- Riscos e Precauções: Riscos com matérias perfuro cortantes.
- Resultados esperados como Terapeuta Ocupacional: atividade que poderá ajudar indivíduo a desenvolver habilidades de coordenação motora global, criatividade , atenção, socialização e etc, estimulando diversas habilidades de desempenho.

Comments