A análise da atividade
- renataflsunb
- 10 de set. de 2015
- 2 min de leitura
A análise da atividade consiste na indentificação do contexto do paciente, da história ocupacional do sujeito, do estudo das características, de sua demanda, da análise sucinta do material utilizado e de sua aplicabilidade.
A primeira analise da atividade descrita na historia teve inicio em 1911 com Gilberth, um engenheiro que descreveu a necessidade de sistematizar o trabalho e analisá-lo em três categorias: característica do trabalhador (biótipo, altura, força muscular, experiência, comportamento e personalidade) características do local de trabalho (iluminação, ventilação, maquinários) e características do movimento realizado no trabalho (direção,velocidade,numero de repetição).
Em 1914, com a primeira guerra mundial, a análise da atividade ganhou espaço cientifico importante, sendo utilizada para reeducar os soldados, e a partir daí foi incluída no programa de Terapia Ocupacional e teve sua primeira aplicação clinica em 1919 no Walter Reed General Hospital em Washington, onde milhares de soldados foram tratados.
Após a segunda guerra mundial (1944),Gilbreth publicou um artigo propondo um trabalho de reabilitação aos soldados mutilados,contendo um manual detalhado da análise de atividades e varias tarefas para ganho de força muscular nos membros superiores e inferiores, entre outras. A partir dos anos 50, a análise de atividade ganhou mais especificidade, e começou-se a buscar uma maneira de quantificar os resultados de intervenções pelas atividades que eram propostas.
No inicio do século xx, a abordagem da analise não era fundamentada na patologia, mas nos interesses e habilidades que motivam o cliente. Após a segunda guerra o modelo biomédico surgiu para transformar a analise da atividade em um processo cientifico.
No final dos anos 50,quando o curso de terapia ocupacional foi criado no Brasil,alguns modelos de analise da atividade foram trazidos da escola norte-americana e influenciaram a formação dos terapeutas ocupacionais brasileiros.
Então, entrando um pouco nesse assunto, hoje o post é sobre a história da análise da atividade contanda com criatividade pelos alunos a partir de um espiral representando uma linha do tempo e um pequeno teatro encenado pelos alunos.

-> Teatro.
- Objetivo: montar roteiro e encenar conforme as informações. De acordo com a história da análise da atividade.
- Funções trabalhadas: socialização, coordenação motora fina e grossa, lateralidade, ritmo, noção de direção, esquema corporal, consciência corporal, desempenho, raciocínio, atenção, concentração, interação e comunicação necessária.
- Componentes do desempenho: Componente sensório motor, componentes cognitivos, Componentes psicológicos e psicossociais.
- Local da atividade/ Ambiente: Salas, auditórios, ambientes externos e etc.
- Número de pessoas envolvidas: 1 ou mais pessoas.
- Materiais e Ferramentas: roupas para figurino, sons para sonoplastia, objetos para cenário.
- Faixa etária: Qualquer faixa etária.
- Custo: Baixo custo.
- Grau de Complexidade da atividade: Fácil.
- Duração: Aproximadamente 20min.
- Riscos e Precauções: Frustração, quedas.
- Resultados esperados como Terapeuta Ocupacional: essa atividade ajudava na socialização, pois haverá uma interação entre os participantes da atividade, promoverá estimulação cognitiva, juntamente trabalhará a atenção concentração, memória a curto e longo prazo, a atividade poderá ser adaptada conforme as necessidades do paciente.
Comments